domingo, 1 de junho de 2008

Mania da Dúvida

[Eu, no túmulo de Fernando Pessoa, Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa.
Foto: Nilton Oliveira, 31.05.2008]

Neste domingo voltei a visitar o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. Sempre que volto a este sítio, faço reverência ao rabugento Fernando Pessoa em seu túmulo. Uma simples lápide de pedra lisa, sem ornamentos, que contrasta com o suntuoso monumento da história dos descobrimentos portuguêses. Transcrevo, abaixo, um trecho de um de seus poemas pouco conhecidos, em inglês (com tradução na sequência). É um poema de uma metafísica magnífica. Palavras simples, porém complexas... e que traduz-me em parte. Presenteio-os:


Mania of Doubt

(Fernando Pessoa - Ms., 19-6-1907)


All things unto me are queries

That from normalness depart,

And teir ceaseless asking weares

My heart.

Things are and seem, and nothing bears

The secret of the life it wears

(...)


............................................................


Mania da Dúvida
(Fernando Pessoa - Ms., 19-6-1907)


Todas as coisas são enigmas para mim

Que nascem súbito das próprias evidências,

E suas incessantes perguntas consomem

Meu coração

As coisas são e parecem, e nada nos revela

O segredo da vida que a aparência oculta.

(...)

Sem comentários: