A capacidade de memorização de um sujeito médio, é, aproximadamente de 15 palavras por frase, num escrito" (*1)
Hoje descobri o “palmo” (empan). É uma medida que determina a capacidade de um sujeito médio memorizar palavras lidas. Segundo os expertos no assunto, um sujeito médio (não especificam o que é esse sujeito médio) consegue memorizar, aproximadamente, 15 palavras por frase. Mais que isso, as ideias começam a ficar baralhadas e a concentração exigida é muito maior.
Por isso, os textos jornalísticos são laboriosamente cuidados para serem escritos de forma a não cansar o leitor, visando à objectividade da mensagem a ser transmitida. As mensagens publicitárias, também. Quanto mais curtos forem os períodos, melhores.
Parece ser uma coisa amplamente difundida no senso comum, um conhecimento que sabem todos. Só não sabem disso os intelectuais. Tenho tido de ler cada texto cansativo, prolixo, confuso. Quando comecei a ler Pierre Bourdieu, detestava-o, pois não o compreendia, perdia-me completamente na leitura. Quando terminava a frase, já não sabia o que a tinha iniciado. Por isso, criei certa resistência a este autor. Passado algum tempo, forçado a lê-lo por conta do curso, comecei a percebê-lo e a “gostar”. Então, passei a culpar a tradutora dos livros do francês para o português. Ao chegar a Portugal, e na ausência de livros traduzidos, tive de recorrer aos originais em francês. Então, percebi a dupla dificuldade. Não era nada por conta de tradução mal feita, era sim pela escrita mal urdida.
Oxalá, eu aprenda a escrever de forma clara e objectiva e que possa ser compreendido pelos meus leitores, sem vir a incorrer no erro da herança intelectual sociológica. Por isso, faço uso desse blogue, para poder treinar a escrita e receber as críticas dos leitores. Não são muitos os críticos, mas, de vez em quando aparecem.
(*1) In BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, p. 79.
2 comentários:
Caro Professor,
Para reflexão!!!!
Entendo Texto - como evento comunicativo.Texto e discurso são os principais meios para os indivíduos encontrarem a linguagem.
A ciência do texto deve mudar para um paradigma transdisciplinar, isto não é apenas substituir um paradigma anterior por um novo, mas um metaparadigma.
É importante salientar que os Textos legitimam os discursos.
Podem ser problemáticos como instrumento social, experts manipulam a verdade do texto
Precisamos criticar expressões comuns como "razão" e "natureza" e conhecer o discurso como um precursor dos mitos atuais da "inteligência" e "aptidão" serem predeterminados pela natureza
As pessoas poderosas não revelar como usam o discurso para favorecê-las Três disciplinas relacionadas com a lïnguagem:
a) gramática
a escolha de textos consagrados aumenta o prestigio da gramática
especialistas em educação incentivam os guardiões da língua, adotando um modelo elitista, prescritivo - certo v.s. errado
a reciclagem de gramáticas antigas garante a preservação da gramática
Aelfì icus legitimou a gramática inglesa usando Donato e Prisciano
b) retórica
a disciplina mais diretamente ocupada com texto
não coincde com corretude gramatical
tem sido menos popular que a gramática e centra-se no discurso oral
a gramática, mais acadêmica, tem sido encontrada no discurso escrito
c) lógica
disciplina da filosofia que visa pesquisar um sistema universal de conhecimento
a gramática cultivava um corpo de textos prestigiados; a retórica compunha argumentos táticos para debates; a lógica procurou, então, um sistema de princípios (axiomas) por meio do qual afirmações e argumentos podem ser constituídos e provados independentemente do contexto
mas nem mesmo o clássico silogismo
«do homem é mortal. Sócrate.s é homem. Logo, .Socrates é mortal
é simples e incontroverso.
a lógica despreza a mistura dos elementos
a lógica deprecia a diferença essencial entre linguagem matemática e geometria a linguagem pode ser formal ou lógica
gramática, retórica e lógica, juntas, podem ser consideradas as três abordagens para textos, o triviun' Textualidade na filologia
A lingüística moderna deve muito às três áreas de abrangência da filologia histórica, comparativa e geográfica
Um grande feito da filologia: descrição das mudanças fonéticas
Textualidade na lingüística moderna
A lingüística descreve o que as pessoas dizem, não prescreve o que elas podem ou não dizer
A relação entre teoria e prática na lingüística moderna é bastante complicada
Um problema: a língua só é encontrada em uso
Principais atividades de descoberta da teoria:
l . confronto -- comparação entre dados para ver o que têm em comum
2. consulta a informantes - falantes nativos são interrogados para julgar ou classificar dados de sua linguagem
3. generalização -- certos aspectos são construídos para serem geral, por exemplo, o modelo de sentença inglês sujeito + verbo + objeto
simpliticação (sem densidade) - os ricos dados que nós encontramos nos discursos reais são submetidos a um esparsamento pela desconsideração de certos aspectos, exemplo, variações na atual pronúncia de sons numa língua. Na verdade estou a teorizar, dentro do campo da lingüística Textual.
Parabenizo-o pelos textos inseridos neste Blog.
Nilton Oliveira
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