terça-feira, 9 de junho de 2009

As garras do colonizador: FIFA quer lei de propriedade intelectual mais severa como condição para fazer Copa no Brasil


Como nada neste mundo, atualmente, saí de graça, a imprensa tem divulgado que a FIFA está exigindo leis de propriedade intelectual mais rígidas no Brasil sob a pena de realização da Copa de 2014.

É sempre assim, em se tratando de interesses hegemônicos, dá-se algo de um lado, porém exige-se o dobro do outro. É um procedimento clássico quem nem se podia esperar diferente. Mas, a questão a ser analisada por nós, é justamente o interesse no ataque a já tão ameaçada Internet livre.

E depois dizem que essas instituições multilaterais não seguem cartilhas dos grandes interesses... balela! Aproveita-se o "oba-oba" do futebol, época em que tudo gira em torno da mesma temática de “paixão nacional” (outra balela machista e de marketing televisivo, pois a maioria da população brasileira é de mulheres, crianças e evangélicos que, salvo exceções, não ligam à mínima para o fubetol) e aprovam-se leis restritivas e dos interesses hegemônicos corporativos.

O Deputado Paulo Teixeira (PT) entrou com pedido de informações para tentarmos esclarecer se isso se soma aos ataques à Internet Livre. Vamos estar atentos e acompanhar!!!

Proposição: RIC-4001/2009 Clique para obter a íntegra
Autor: Paulo Teixeira - PT /SP
Data de Apresentação: 03/06/2009
Apreciação: .
Regime de tramitação: .
Ementa: Requer informações ao Senhor Ministro de Estado do Esporte, Excelentíssimo Senhor Orlando Silva de Jesus Silva, a cerca das informações publicadas no jornal O GLOBO, de 1º de junho, que menciona as exigências feitas pela FIFA para que o Brasil sedie a Copa do Mundo de 2014.
Obs.: o andamento da proposição fora desta Casa Legislativa não é tratado pelo sistema, devendo ser consultado nos órgãos respectivos.
Andamento:3/6/2009 PLENÁRIO (PLEN)
Apresentação do Requerimento de Informação pelo Deputado Paulo Teixeira (PT-SP).
Clique para obter a íntegra

Sem comentários: