terça-feira, 20 de outubro de 2009

Idéias cíclicas - idas e voltas!!! Haja disposição dos neurônios

Isa - instituto socio-ambiental, etnia Araweté, Pajé Moinayärä (peye) em transe e o chocalho aray em cerimônia do cauim doce. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.

De vez em quando me deparo com umas ideias tão circulares...

Deve ser a tal lógica cíclica de ir e retornar ao mesmo ponto. Ou, seria a lógica da incompletude, de não conseguir chegar e preferir voltar oa ponto inicial?

Se algum filósofo de plantão, com tempo sobrando, e com vontade para decifrar enunciados herméticos puder me ajudar com essa formulação do CAPRA, agradeceria.

Depois, tem uma missão para os gramáticos da Língua Portuguesa se descabelarem com essa coisa da repetição de palavras no mesmo período. Sei que essas regras gramaticais servem apenas para incompletos, como eu - eternos doutorandos, pois os já completos, usam e abusam disso que a regra diz ser um vício de linguagem. E por esses erros, são considerados "Filósofos". Afê!

Cito o fragmento do meu espanto:

"A NATUREZA é o corpo inorgânico do HOMEM - isto é, a NATUREZA, na medida em que ela própria não é o corpo humano. 'O HOMEM vive na NATUREZA' significa que a NATUREZA é o seu corpo, com o qual ele deve permanecer em contínuo intercurso se não quiser morrer. Que a vida física e espiritual do HOMEM está vinculada à NATUREZA significa, simplesmente, que a NATUREZA está vinculada a si mesma, pois o HOMEM é parte da NATUREZA"

(CAPRA, Fritjof. In: O Ponto de Mutação. São Paulo: Cultrix, 2006, p. 199).


Sem comentários: