sexta-feira, 29 de maio de 2009

Para não nos acusarem de termos juízo político dopado

Bom, dizem que brasileiro tem memória curta... porém, digo eu, que os ciberbrasileiros começam a ter memória alargada.

Graças aos recursos de partilha em rede, a política passa a ser construída não por grupos de extrema fidelidade e afinidades, mas por uma Paidéia cibernética que troca suas experiências na arena virtual, e os atores desse imenso palco que é o Real, vão trocando impressões, conhecimentos, acumulando habilidades, potencialidades, tornando-se cidadãos pensantes, políticos conscientes.

É nesse intuito que valha a pena ler, e ler muito! Temos ótimos pensadores no Brasil, gente com espírito coletivista, humanista, libertário. Se tivermos (ainda) poucas habilidades para analisar os contextos complexos da política formal e interpretar os desenvolvimentos sempre mutantes dos polivalentes atores políticos que trocam de personagens a cada conveniência, podemos sempre recorrer à ajuda daqueles que fazem isso com mais propriedade e especialidade.

No caso da movimentação ciberativista que venho acompanhando neste blogue, o texto do eminente intelectual Emir Sader, publicado no site Carta Maior, dá-nos pistas de nomes que temos de ter em mente na hora de escolher o voto que vamos depositar nas urnas nas próximas eleições. Neste texto, Sader mostra-nos os esforços para destruir o patrimônio público brasileiro com a entrega da Petrobras. E, nas entrelinhas dos textos e contextos, relaciona os meandros da política e seus interesses nem sempre transparentes. Vejam, na seleção de Sader, os Senadores da República e suas preocupações. Mais que isso, vejam as motivações de suas preocupações. É uma lista de envergonhar... mas, serve para não sermos sempre julgados de “juízo dopado”, de termos memória curta.

Ressalto, em especial, o parágrafo que trata do enfadonho Azeredo. Como possui especial atenção para a gravidade daquilo que denominamos de AI5 Digital, ele escreve: “O senador Eduardo Azeredo, fundador do mensalão mineiro, poderia estar preparando já seu projeto de lei que quer censurar a internet.”


Leia o integral de Emir Sader em: http://www.pt.org.br/portalpt/index.php?option=com_content&task=view&id=76549&Itemid=201

Sem comentários: